Semana Nacional da Vida 2020 e Dia do Nascituro

Wednesday, September 23, 2020 | Volnei E. e Marivone O. Exterkoetter

Semana Nacional da Vida 2020 (1 a 7 de outubro)
Dia do Nascituro (8 de outubro)
Tema: Vida: Dom e Compromisso

A Semana Nacional da Vida é tempo de celebração, mobilização e conscientização sobre a dignidade da vida humana.

Assim como em anos anteriores, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe gestos para marcar mais uma Semana Nacional da Vida.

Roteiros Celebrativos

Um roteiro celebrativo para a Semana da Vida, chamado Hora da Vida 2020, poderá ser adquirido gratuitamente pelo link http://bit.ly/SNV2020 na estante pastoral. Ele contém celebrações e sugestões de atividades, como as que seguem:

Tocar os sinos

O convite é para que, no primeiro dia da Semanada Vida, os sinos sejam tocados às 12h, às 15h e às 18h, celebrando e testemunhando a “A alegria da vida”.

Orações

Respeitando as medidas protetivas necessárias por causa do coronavírus, reunir comunidades e famílias para uma Hora Santa com adoração ao Santíssimo Sacramento, para um momento com a Palavra de Deus ou para um momento de louvor.

Caminhada luminosa

Se as condições permitirem, seja organizada uma caminhada luminosa a nível paroquial ou de grupos, em defesa da vida e para pedir a luz de Deus por todos os não nascidos, inocentes, doentes, excluídos e marginalizados que não conseguem viver abundantemente a vida ou dela são privados. Uma celebração da luz, com o mesmo propósito, também poderá ser feita no ambiente das casas.

Redes sociais

- Usar as redes sociais para divulgar vídeos e mensagens sobre a vida, produzidos pela Pastoral Familiar.
- Dia 1/10, às 18 horas, Missa de Abertura da Semana da Vida; e 19h00, conversa com a Dra. Mônica Guarnieri, médica católica que trabalha no “Médico sem fronteira” e tem uma larga experiência no trabalho de defesa e promoção da vida.
- Dia 2/10, 20h00, Live com o tema “Vida Sim! Aborto Não! (Canal Youtube da Catedral de Tubarão).
- Dia 8/10, às 20h00, músicas e vídeos com as instituições que estão elencadas no Subsídio Hora da Vida, e uma entrevista com Dom Walmor, Presidente da CNBB, sobre o Pacto pela Vida e pelo Brasil

Cuidado com a Vida

- Ser instrumento do Amor e da Providência de Deus para uma gestante e seu bebê.
- Atender e cuidar dos enfermos, com mais amor e carinho.
- Praticar o amor ao próximo, servindo ao bem comum, disponibilizando talentos para a evangelização.
- Ajudar as missões com a dedicação de nossas vidas, com as orações pelos missionários e com alguma contribuição financeira.
- Procurar conhecer e apoiar mais os que lutam pela preservação da vida dos nascituros, das gestantes desesperançadas, das crianças de rua, dos doentes e dos idosos da nossa comunidade.

Outras sugestões

- Realizar lives com palestras, debates e seminários sobre a vida humana.
- Conscientizar o povo sobre o cuidado da vida e direitos do nascituro, por meio das homilias e programas de rádio
- Criar comissões de bioética, na paróquia.
- Realizar carreata em defesa da vida.
- Incentivar círculos de estudo, filmes e encenações sobre o tema.
- Cobrar dos deputados, governador, prefeitos e vereadores políticas públicas e leis que defendam e promovam a vida.
- Missa com Bênção das Gestantes.